Depois de um longo processo de construção, reflexão, lapidação e ensaio, os educando/as do projeto Rua das Rimas gravaram a primeira música batizada por eles/as de "Vida na Quebrada".RAP onde descreveram um pouco da realidade em que vivem.
Imagens do processo até o momento no link a seguir
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.239607012804766.50710.108476265917842&type=3
segunda-feira, 27 de agosto de 2012
Vida Na Quebrada (Molecada MCs) - Primeira Música Gravada Pelos/as Educandos/as do Projeto Rua das Rimas
Marcadores:
Break,
cultura de rua,
Dj,
Educação Popular,
fora de frequência,
Graffiti,
Hip hop,
Hip Hop Brasil,
Hip Hop e educação,
Mc,
Projeto Rua das Rimas
terça-feira, 15 de maio de 2012
Desdobramentos do Projeto
O parceiro RD Dramático, do grupo Pelo$erto, esteve no estúdio do Coletivo para gravar a voz do som "Sem Você não Dá", música produzida pelo próprio RD.
Valeu mano tamujuntu!!
Paulo e Renato foram os primeiros músicos (pós lançamento do projeto) que vieram fazer um som no Espaço Proibido Estacionar.
Valeu gente, foi muito bom ter vocês aqui!
Logo o espaço deve passar por uma sessão de Grafitagem.
A Caminhada Continua...
sexta-feira, 11 de maio de 2012
É no caminhar que se Aprende
Ouçam músicas de educandos/as que já passaram pelo projeto Rua das Rimas em edições anteriores no link: http://soundcloud.com/projeto-rua-das-rimas
Marcadores:
Alanshark,
Coletivo Fora de Frequência,
Educação Popular,
Hip Hop Brasil,
Hip Hop como forma de educação,
Paulo Freire,
Projeto Rua das Rimas,
rap nacional,
RECID
segunda-feira, 30 de abril de 2012
O Início
1º momento - O educador/MC Alanshark introduz falando de como será o processo das atividades, em seguida socializa com os/as educandos/as métodos simples de composição, demonstrando e detalhando estruturas básicas de rimas e estrofes, com o objetivo de contribuir no entendimento das crianças, para que elas construam de forma processual as próprias letras/Poesias.
2º momento - O educador parte para provocação fazendo indagações para os/as participantes sobre a realidade em que estão inseridos/as (o que gostam o que não gostam do bairro onde moram). A partir do diálogo, o MC elenca palavras geradoras e começa a fomentar reflexões sobre a realidade. Nesse momento surgem questões relacionadas a escola, como por exemplo a seguinte fala significativa: "Qualquer coisa que acontece o professor fala que foi eu e me manda pra diretoria".
3º momento - Depois da roda de conversa os/as educandos com o auxílio do educador iniciam o processo de construção da primeira letra/Poesia do grupo, refletindo (em grupo) de maneira poética sobre o que foi "discutido". Em seguida as crianças começam o processo de musicalização dos primeiros refrões da turma.
Sobre microfone |
Visita ao homestudio |
Roda de Conversa / Identificação de palavras geradoras / Falas significativas |
Estudo da realidade / Composição |
Ensaio / Musicalização |
Ensaio / Musicalização |
Ensaio / Musicalização |
Marcadores:
Alanshark,
Coletivo Fora de Frequência,
Educação Popular,
Hip Hop Brasil,
Hip Hop como forma de educação,
Paulo Freire,
Projeto Rua das Rimas,
rap nacional,
RECID
quinta-feira, 19 de abril de 2012
Abertura Projeto Rua das Rimas
Interagindo com a discotecagem os educadores Anderson Benelli e André Luis entraram em ação com a oficina de Graffiti (Rua D’arte), trabalhando com as crianças técnicas de Stencil e intervenção livre na rua.
Em seguida crianças e jovens participaram da oficina de Dj que teve como ministrante DJ V-Rap que explicou fundamentos e técnicas do elemento dialogando com a prática nos toca discos. Em uma de suas falas o Dj deu ênfase sobre a importância da mulher dentro do movimento Hip Hop, o que chamou a atenção das meninas e meninos que participaram do evento.
Fechando as oficinas culturais Alanshark ministrou oficina de MC (elemento a ser aprofundado dentro do projetoRua das Rimas) na qual fez um rápido resgate histórico até os dias atuais, dando ênfase na diversidade dos MCs que estão em atividade. Nesse momento foi demonstrado na prática toda essa riqueza a partir das apresentações dos MCs: Diel, Kbça, Americano e Vinius Schwanbah.
Após cada sessão de rimas era chamada a atenção para as características de cada um deixando evidente as diferenças entre o estilo de cada MC e enfatizando a importância desse avanço dentro da música RAP.
A noite caiu e o evento esquentou com intervenções musicais dos gupos: Idioma e Fora de Frequência, seguidos dos MCs Diel (Rimaistas) e Kbça que mostraram parte da identidade do bom RAP produzido na região do Jd Ângela.
Pra fechar a festa em grande estilo e trazer a tona a importância política do Hip Hop, rolou cinema na rua com exibição do documentário Nos Tempos da São Bento, doc que busca a memória coletiva do movimento. Entrevistando fundadores do Hip Hop no Brasil, o filme enfatiza a importância de não se deixar perder na história fatos e sujeitos.
Durante o filme surgiram alguns comentários entusiasmados e cheios de reflexões, o que só fortalece a convicção de que precisamos escrever nossa própria história para que ela seja transmitida de forma verdadeira e transparente, evitando assim, que a mesma seja manipulada ou até mesmo apagada.
Coletivo Fora de Frequência (Anderson Benelli, Pesão, Luciana de Jesus, Vinicius, DJ Rebeldia, Alanshark, André Luis) agradece Todas e Todos que trincaram na missão!
Marcadores:
Arte,
cultura de rua,
dança de rua,
Dj. MC. Graffiti. Breaking dance,
Educação Popular,
Hip hop,
Hip Hop Brasil,
Hip Hop como forma de educação,
Projeto Rua das Rimas,
Rap,
rap nacional,
Rapbr
quinta-feira, 5 de abril de 2012
Festa de Abertuda do Projeto Rua das Rimas
São oficinas de MC com ênfase em composição musical e interpretação que dialogam com:
• Produção musical (vivência em estúdio)
• Desenho gráfico (desenvolvimento da arte da capa do CD)
• Produção cultural (organização de eventos)
Inscrições no local
Inscrições no local
Dia: 07/04
Horário: 14:00 às 21:00
Endereço: Rua Antônio Ferreira de Albuquerque – Alto do Riviera
Referência: Ponto final do ônibus Jd. Nakamura, prox. a escola Josefina Maria Barbosa
Marcadores:
Alanshark,
Coletivo Fora de Frequência,
cultura,
cultura de rua,
Dj,
Graffiti,
Hip hop,
Hip Hop Brasil,
Mc,
oficina de MC,
Projeto Rua das Rimas,
Rap,
rap nacional,
Rapbr
Assinar:
Postagens (Atom)